Imagens da Nossa História - Artesanato








 
 



A cultura negra vinda da África trouxe consigo diversas técnicas artesanais e agrícolas fundamentais para a vida cotidiana da população local. Os africanos confeccionavam à mão uma grande quantidade de peças para consumo doméstico, dentre elas tigelas, vasilhas, pratos, panelas e talhas de cerâmica. De barro, eles produziam cachimbos, pesos de rede e rodelas de fuso. Decoravam estes utensílios com apliques e incisões de linhas.

Os fragmentos achados no sítio arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos foram de fundamental importância para as tradições tecnológicas das sociedades coloniais.

Esta cerâmica neo-brasileira sobrevive até hoje com o nome de "cerâmica regional". Junto a ela foram encontrados, também, fragmentos de peças de uso diário da produção local e itens importados advindos da colonização européia. Ouro, marfim e especiarias, além de ornamentos de metais e contas de vidro, marcaram a moda e os costumes africanos da época - reflexos do fluxo de mercadorias na África introduzidos pelos colonizadores.